Essa ferramenta se propõe ao lançamento dos abastecimentos realizados fora da empresa, ou seja, em postos de combustíveis.
O sistema conta com duas ferramentas para controle dos abastecimentos, uma é a “Abastecimentos Próprios”, que serve para controlar os abastecimentos realizados em tanque de combustível próprio da empresa, e a outra é a “Abastecimentos”, que é utilizada para registro dos abastecimentos realizados em postos e que veremos o funcionamento a seguir:
- Ordem abastecimento: campo não obrigatório para vincular a ordem de abastecimento que pode ter sido criada previamente na rotina “Ordens de Abastecimento”, que consiste em uma autorização que a transportadora imprime e entrega ao motorista para que ele apresente no posto de combustível parceiro da empresa.
- Equipamento: informar a placa ou a identificação do equipamento que foi abastecido.
- Operador/Motorista: informar o nome do operador do equipamento ou o motorista do caminhão que foi abastecido.
- Data: data do abastecimento.
- Data entrada: data em que está sendo realizado o registro do abastecimento no sistema. Atenção, pois se o campo “Data” e o campo “Data entrada” estiverem em meses diferentes o relatório de abastecimentos vai considerar o abastecimento em uma competência e a despesa no módulo financeiro estará em outra, caso o lançamento gere um registro em títulos a pagar.
- Leitura: informar a leitura do hodômetro (quilometragem do veículo) ou horímetro (horas/minutos do equipamento) no momento do abastecimento.
- Fornecedor: informar o fornecedor onde foi realizado o abastecimento.
- Local: campo para informar a cidade e a UF onde foi realizado o abastecimento.
- Combustível: informar o tipo de combustível utilizado. O tipo de combustível precisa estar cadastrado na rotina Produtos (Estoque / Produtos).
- Informações do abastecimento
- Litros: informar a quantidade de combustível abastecida.
- V. Unitário: informar o valor do litro do combustível.
- Valor bruto: informar o valor total do abastecimento.
- Abatimentos: informar se houve algum desconto.
- Acréscimos: informar se houve algum acréscimo.
- Valor líquido: informar o valor líquido do abastecimento (valor bruto – abatimentos ou valor bruto + acréscimos).
- Outras despesas: informar o valor de outras despesas que constem no mesmo documento fiscal do abastecimento como, por exemplo, algum consumo de alimentação no posto e que foi colocada na mesma nota fiscal ou cupom fiscal. Ao informar um valor nesse campo o sistema solicitará que seja informada pelo menos uma conta gerencial para classificação do lançamento no módulo financeiro.
- Tanque cheio: caso o tanque de combustível tenha sido completado, marcar essa opção, pois ela reflete no cálculo da média de consumo km/l
- Informações de Pagamento
- Abastecimento:
- Pago: essa opção deve ser marcada quando o abastecimento foi pago no ato pelo motorista.
- Programar Pagamento: essa opção gera um título a pagar no financeiro. Geralmente o motorista assina um cupom fiscal ou uma nota fiscal no posto e este, de tempos em tempos, envia uma nota de cobrança dos abastecimentos para a transportadora.
- Já Programado: serve para vincular este abastecimento a um título a pagar que tenha sido lançado previamente.
- Sem Programação: não gera nenhum lançamento no módulo financeiro.
- Tipo Documento: informar o tipo de documento fiscal que o motorista/operador apresentou à transportadora comprovando o abastecimento.
- Número: do documento do documento indicado no item anterior.
- Apropriação: Centro de custos do lançamento. Pode ser a placa do veículo ou até mesmo o centro de custos gerado por uma viagem específica.
- Observações: campo de texto livre.
- Vinculado ao Lote: caso seja definido que sim será preciso indicar o lote a pagar no qual o título que será gerado ficará vinculado.
- Definir Empresa: caso essa opção esteja como “SIM”, o título (caso o mesmo seja criado) ficará vinculado à empresa selecionada, senão será definida à empresa no qual o equipamento estiver vinculado.
- Abastecimento: