A ferramenta Transferência é utilizada para registrar as transferências de valores entre duas contas financeiras da empresa.
O registro de uma transferências é muito simples e rápido de fazer. Basta acessar o menu Financeiro / Caixa e Bancos / Transferências e informar:
- A data em que ocorreu a transferência;
- A conta de onde saiu o valor;
- O tipo de transação (preenchimento não obrigatório, mas dependendo da transação escolhida um novo campo para identificação do “Nro Transação” pode ser aberto);
- A conta onde entrou o valor;
- O valor transferido;
- O histórico do lançamento, sendo que o próprio sistema sugere um histórico padrão;
- Se o lançamento nascerá conciliado ou não (se a conta de origem estiver configurada para conciliação automática o sistema não permitirá mudar a opção para “NÃO”).
- Conciliar = SIM consiste em informar ao sistema que o valor movimentado já efetivamente saiu da conta de origem e já encontra-se disponível na conta de destino.
- Conciliar = NÃO consiste em informar ao sistema que o valor movimentado ainda não consta oficialmente com a saída confirmada da conta de origem e/ou com a entrada confirmada na conta de destino.
- Um exemplo dessa situação seria um depósito em dinheiro, via envelope, em um caixa eletrônico. O valor efetivamente saiu do caixa da empresa, porém poderá constar na conta bancária somente no próximo dia útil.
Após finalizado o preenchimento dos campos é só clicar em “Lançar”.
Uma vez com a transferência salva no sistema poderemos visualizá-la na ferramenta Consulta Lançamentos (Finaceiro / Caixa e Bancos / Consulta Lançamentos):