Vamos tratar sobre a utilização do relatório 12 Meses Gerencial Demonstrativo.
Esse relatório permite ao usuário uma análise de resultado da empresa pautada no regime de caixa, isto é, considera as receitas e despesas pelas entradas e saídas de dinheiro da empresa.
Esse relatório é alimentado pelos recebimentos e pagamentos de documentos programados e de documentos não programados.
Para geração desse relatório há diversos filtros existentes em tela, os quais serão abordados a seguir:
- Ano Base: é efetivamente o ano que se quer analisar o resultado.
- Mês Início e Mês Fim: campos para definir os meses específicos que se deseja analisar. Deixando em branco o sistema apresentará o resultado de janeiro a dezembro.
- Empresa: campo para escolher a empresa da qual se quer ver o resultado. Caso o campo não seja preenchido será apresentado o resultado consolidado de todas as empresas cadastradas no sistema e que o usuário possua acesso.
- Apropriação: havendo necessidade de analisar o resultado de um centro de custos específico é justamente neste campo que ele deve ser definido. Podem ser escolhidos quantos centros de custos forem necessários.
- Inclui Níveis Inferiores: essa opção trabalha em conjunto com o campo de Apropriação acima. Ele permite determinar se serão considerados os centros de custos “filhos” para demonstração do resultado. Por exemplo, digamos que tenha sido definido o centro de custos 1 – EMPRESA. Ao escolher que devem ser considerados os níveis iNF-eriores o relatório apresentará o resultado do centro de custos 1 – EMPRESA acrescido do resultado de todos os centros de custos compreendidos dentro do nível 1, como por exemplo, 1.1 – MATRIZ, 1.2 FILIAL X, 1.3 FILIAL Y e assim por diante.
- Contas financeiras:
- Todas contas: com essa opção selecionada serão apresentados todos os recebimentos e pagamentos efetuados em qualquer conta financeira que o usuário possua acesso, independentemente se na configuração da conta ela esteja definida para não contabilizar os lançamentos no demonstrativo gerencial.
- Apenas contas de demonstrativo: com essa opção marcada serão considerados no relatório apenas recebimentos e pagamentos efetuados em contas financeiras que estejam definidas em sua configuração para contabilizarem os lançamentos no demonstrativo gerencial.
- Data Base Pag./Rec./Transf.: o critério definido nessa opção determinará em qual data os recebimentos e pagamentos serão considerados para apresentar os valores no relatório.
- Lançamento: o sistema vai considerar a data efetiva dos recebimentos e dos pagamentos. Exemplo: para pagamento efetuado no dia 10/07 a despesa será atribuída ao mês de julho em função da data do lançamento.
- Conciliação: o sistema vai considerar a data de conciliação do lançamento, ou seja, a data em que houve a compensação de um valor na conta. Por exemplo, se imaginarmos um recebimento ou pagamento efetuado com cheque no mês 10 e esse só for compensado no mês 11, o relatório atribuirá tal valor ao mês da conciliação (11).
- Lançamento + Pré-datados: praticamente o mesmo tratamento da opção “Lançamento” com uma diferença caso haja pagamentos com cheques pré-datados. Nessa situação, se há um pagamento com cheque pré-datado, o sistema atribuirá a despesa para a competência pré-datada no lançamento. Exemplo: pagamento na competência 08 com cheque pré-datado para a competência 09. No relatório o valor será atribuído à competência 09.
- Data Emissão: com essa opção selecionada, nos casos de recebimento ou pagamento de documento programado, o sistema utilizará a data de emissão do documento definida na criação do título a receber ou a pagar. Nos recebimentos ou pagamentos de documento não programado a data de emissão pode ser preenchida no momento do lançamento.
- Formato Exibição: definição se as contas apresentadas no relatório serão as do plano de contas gerencial ou as do plano de contas fiscal, que é o plano existente no sistema nos casos das empresas com integração contábil.
- Exibir gráfico: permite ao usuário optar por visualizar junto ao relatório um gráfico de linhas que traça a evolução das receitas, das despesas e do resultado da empresa no período selecionado.
- Exibe contas zeradas: apenas determina se contas gerenciais ou fiscais, dependendo da opção do campo “Formato Exibição”, que não possuam nenhum lançamento no período definido para emissão do relatório serão listadas no mesmo.
- Exibe contas gerenciais inativas: essa opção apenas define se no relatório serão demonstradas contas gerenciais que foram inativadas ao longo do tempo. Caso alguma conta gerencial esteja inativa, mas possua lançamento no período definido para geração do relatório ela não será demonstrada se esse campo estiver definido para não apresentar tais contas e isso impactará o resultado
- Exibe contas financeiras inativas: essa opção apenas define se no relatório serão considerados lançamentos de pagamentos e recebimentos realizados utilizando uma determinada conta financeira que tenha sido inativada ao longo do tempo. Caso alguma conta financeira esteja inativa, mas possua lançamentos no período definido para geração do relatório, tais lançamentos não serão demonstrados se esse campo estiver preenchido com a opção “Não” e isso impactará o resultado.