Demonstração de como realizar o pagamentos de documentos programados, ou seja, registrar os pagamentos para os títulos a pagar previamente lançados no sistema.
- Data: Informar a data em que efetivamente foi realizado o pagamento.
- Conta: Informar de onde saiu o recurso para pagamento da despesa.
- Transação: A transação diz respeito como foi realizada a operação, ou seja, a transação pode ter ocorrido utilizando Dinheiro, Depósito Bancário, Transferência On-line, etc.
- Conciliar: Esse campo pode não estar visível em tela dependendo das configurações da conta financeira e do tipo de transação escolhida.
- Para um pagamento realizado em “dinheiro” o sistema não deverá perguntar se o usuário quer conciliar, pois nesse caso entende-se que no momento em que o dinheiro saiu da empresa a conta já está conciliada automaticamente, uma vez que o dinheiro já não pertence mais à empresa.
- Entretanto, quando escolhemos a transação “cheque” podemos definir o “Conciliar?” como SIM ou NÃO. Caso o cheque ainda não tenha sido sacado pelo credor, devemos definir o “Conciliar?” para NÃO, pois não se sabe a data em que o valor não pertencerá mais à empresa. Caso o cheque emitido já tenha sido sacado ou se sabe exatamente a data em que será sacado, então podemos marcar a opção SIM e informar a data em que o sistema deverá conciliar. Realizando essa operação as contas financeiras do sistema tendem a ter as mesmas informações de entradas e saídas de seu extrato bancário.
- Tipo Doc.: Por padrão o sistema mostrará como “Documento Não Programado”, porém como queremos realizar um pagamento de um documento lançado em títulos a pagar, devemos trocar a opção para “Documento Programado”. É importante destacar que o procedimento é praticamente o mesmo quando o desejo é o pagamento de um “Lote”.
- Duplicata: Nesse campo devemos informar qual documento estamos efetuando o lançamento de pagamento. A busca pode ser realizada pelo nome do fornecedor, número do documento fiscal e etc.
- Saldo: Nesse campo é mostrado o valor em aberto do documento que se está pagando:
- Valor Pago: Caso o desembolso seja menor do que o saldo em aberto, o usuário pode alterá-lo nesse campo.
- Acréscimo: Caso o pagamento tenha sofrido incidência de acréscimo, seja em função de atraso na quitação ou por outro motivo, o valor desse acréscimo deverá ser informado nesse campo.
- Desconto: Caso o pagamento tenha sido beneficiado por algum desconto, seja em função de pagamento adiantado ou por outro motivo, o valor desse desconto deverá ser informado nesse campo.
- Acréscimo/Desconto: Caso tenhamos informado algum valor de acréscimo ou desconto obrigatoriamente devemos informar uma conta gerencial que represente esse acréscimo ou esse desconto.
- Saldo após o lançamento: Se em “Valor Pago” foi colocado um valor menor do que o saldo total da duplicata que se está pagando, esse campo mostrará o valor que permanecerá em aberto após a finalização do pagamento.
- Total: Valor total do desembolso que está sendo realizado, já considerando acréscimo ou desconto que tenha sido informado.
- Histórico do documento: Basta clicar na maior caixa branca para que o sistema preencha o histórico de forma automática. O histórico pode sofrer edição por parte do usuário.
Obs.: no sistema, apenas os itens identificados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.
Após o preenchimento dos dados necessários clique em “Adicionar Documento”. Sendo necessário incluir outros documentos no mesmo lançamento de pagamento, basta continuar adicionando novos documentos. Após ter adicionado os documentos, basta clicar em “Lançar” para concluir a operação.