Ao trabalhar com envio eletrônico de documentos para a SEFAZ existe a possibilidade do serviço de comunicação de sua UF estar, por exemplo, em manutenção ou com problemas durante um determinado período que impeçam a obtenção da autorização de uso de um CT-e. Nessas situações a SEFAZ dispõe de uma alternativa para a emissão do documento, que é a emissão do CT-e em contingência.
Além da emissão normal de documentos a Datamex possibilita também o envio no modo “Contingência”. O Sistema Virtual de Contingência – SVC basicamente permite que a SEFAZ do estado de origem redirecione todas as solicitações de emissão de qualquer documento fiscal para o servidor da SEFAZ de outro estado.
Ao tentar o envio no modo normal e o servidor acusar um erro de comunicação com o servidor do SEFAZ você pode tentar o envio em contingência. Para um servidor da SEFAZ estar nesse modo, ele deve alterar seu modo de operação informando que está operando em SVC. Se você tentou enviar o documento em contingência e ainda assim não obteve sucesso, provavelmente a SEFAZ de sua UF possa estar com instabilidade.
Emissão de CT-e em contingência
O Datamex disponibiliza a seguinte opção na ferramenta “Conhecimentos” para o envio em contingência: