As instruções a seguir permitem a configuração do sistema por parte do usuário para colocar a integração contábil em funcionamento.
O primeiro procedimento relacionado a configuração da integração contábil é exportar o plano de contas de seu sistema contábil e importá-lo para o sistema Datamex. Após esse passo, seguir as etapas demonstradas abaixo.
Caso seu sistema contábil seja o “Domínio” clique aqui para saber como exportar o plano de contas.
1) Importando o plano de contas para o Datamex
Esse procedimento servirá para que o plano de contas da contabilidade fique disponível no sistema para que então sejam realizadas as vinculações necessárias para garantir o andamento da integração contábil.
1.1) Acessar o menu Financeiro/Configurações/Plano de Contas Fiscal e clicar em ‘Importar Plano‘
1.2) Selecionar o sistema contábil em “Formato“, informar o local onde o plano de contas foi salvo (Escolher arquivo) e clicar em ‘Importar Arquivo‘.
Uma mensagem solicitando confirmação de importação será exibida. Basta clicar em “OK” e o plano de contas será importado.
2) Vinculando as contas do plano de contas gerencial às contas do plano de contas fiscal
Estes mapeamentos servirão para garantir que um determinado lançamento realizado, utilizando uma conta do plano de contas gerencial do Datamex, seja contabilizado na conta correta usada pela contabilidade.
2.1) Acessar o menu Financeiro/Configurações/Plano de Contas Gerencial, selecionar uma conta analítica e clicar em ‘Editar‘:
2.2) Na tela que será exibida, no campo ‘Cód. Contábil‘ informar a conta do plano de contas fiscal que será vinculada à conta gerencial em edição e clicar em ‘Salvar‘.
3) Vinculando as contas financeiras às contas do plano de contas fiscal
3.1) Acessar o menu ‘Financeiro/Configurações/Contas Financeiras‘, selecionar uma conta financeira e clicar em ‘Editar‘. Na tela exibida preencher o campo ‘Cód. Contábil‘ a fim de realizar vinculação da conta financeira à uma conta fiscal.
Obs.: caso a contabilização dos cheques seja realizada pela data de conciliação e não pela data de emissão, em ‘Contábil Cheques a Compensar‘ poderá ser definida a conta do plano de contas fiscal transitória onde os cheques são contabilizados pela data de emissão.
É importante que para as contas financeiras a opção ‘Exp. Contabilidade‘ esteja definida como ‘Sim‘ (opção disponibilizado ao final da página de edição de conta financeira), caso contrário os lançamentos utilizando essas contas não serão exportados para a contabilidade.
4) Vinculando as pessoas (clientes/fornecedores) às contas do plano de contas fiscal
Caso a contabilidade classifique analiticamente em seu plano de contas cada cliente e cada fornecedor, a vinculação a seguir garantirá que uma pessoa cadastrada no Datamex corresponda corretamente ao seu cadastro no plano de contas utilizado pela contabilidade.
4.1) No menu ‘Pessoas/Pessoas‘, selecionar o cadastro desejado e clicar em ‘Editar‘. Na tela de alteração é possível vincular a pessoa a duas contas contábeis distintas, já que um mesmo cadastro pode se comportar como cliente e como fornecedor.
Após realizadas as configurações demonstradas, já será possível realizar a integração contábil.
Clique aqui para aprender como gerar o arquivo de integração.