Em relação a elaboração da folha de pagamento, para facilitar o procedimento dos escritórios contábeis que utilizam o sistema Domínio Contábil, foi desenvolvida uma solução que permite o envio de informações do sistema TMS Datamex para a contabilidade.
Passo 1) Envio da relação de contribuintes cadastrados no Datamex para o sistema Domínio:
No menu do sistema ir até Transporte/ EDI / EDI Transporte, selecionar o modelo “Folha – Contribuintes” dentro do grupo Domínio, selecionar a empresa, informar o período para o qual se pretende fazer os cálculos da folha de pagamento e também preencher as demais informações obrigatórias. Por último, clicar em “Gerar Relatório”.
Importante: como provavelmente os códigos preenchidos serão utilizados com frequência é interessante utilizar a opção “Salvar filtro” para que não seja preciso preencher todos os dados a cada vez que o arquivo for gerado.
Ao clicar em “Gerar Relatório” o sistema vai realizar o download de um arquivo de texto chamado “Autonomos.txt”. Esse arquivo contém a relação de pessoas para as quais foram emitidos contratos de frete no período informado e o mesmo será importado no sistema Domínio conforme imagens abaixo: Utilitários/Importação/de Arquivo Texto/de Contribuintes
Clicar no botão “…”, determinar a pasta onde o arquivo “Autonomos.txt” está salvo, selecioná-lo e clicar em “Abrir”.
Antes de clicar em “Importar” a opção “Cadastros já existentes” deverá ser marcada como “Não importar”. Isso vai evitar que os cadastros que estão sendo importados sejam duplicados no sistema Domínio caso já existam.
2º passo) Gerar relação de contribuintes no sistema Domínio:
Essa relação deverá ser gerada para que os ID’s de cada cadastro no sistema Domínio sejam vinculados aos cadastros de pessoas no Sofware TMS Datamex.
Relatórios/Gerenciador de Relatórios
Expandir o menu “Diversos”, selecionar “Arquivo TXT(Contribuintes) – Código, Nome, CPF, Situação” e clicar em Executar. Será salvo na unidade “C” do computador um arquivo chamado “contribuintes.txt”.
3º passo) Importar relação de códigos de contribuintes no TMS Datamex
Em Transporte/EDI / EDI Transporte selecionar o Modelo “Folha – Importação de códigos de contribuintes”, clicar em “Escolher arquivo” para importar o arquivo “contribuintes.txt” gerado no sistema Domínio.
4º passo) Gerar arquivo contendo os RPA’s no Sistema TMS Datamex e importá-los no sistema Domínio
Acessar Transporte/EDI/ EDI Transporte, em Modelo selecionar a opção “Folha – RPAs”, selecionar a Empresa, inserir o período desejado e clicar em “Gerar Relatório”.
- Base de Cálculo IRRF: nesse campo é possível definir qual será a base de cálculo do IR que o sistema vai informar no arquivo que será importado no sistema Domínio.
- Campo Base Cálculo IRRF: valor obtido do campo “Base de cálculo IR” do Contrato de Frete.
- Obs.: nesse caso é importante verificar como estão configuradas as regras usadas nos contratos de frete para entender se a BC do IR está conforme a necessidade da empresa.
- 10% do valor bruto: corresponde a 10% do valor informado no campo “valorTotalOrigem” do contrato de frete.
- Campo Base Cálculo IRRF + INSS: valor obtido do campo “Base de cálculo IR” + valor do campo “Desconto INSS”, ambos do Contrato de Frete.
- Campo Base Cálculo IRRF: valor obtido do campo “Base de cálculo IR” do Contrato de Frete.
- Base de Cálculo INSS: nesse campo é possível definir qual será a base de cálculo do IR que o sistema vai informar no arquivo que será importado no sistema Domínio.
- Zerar quando não houver desconto: se o contrato de frete não tiver desconto de INSS, no arquivo a base de cálculo do INSS constará como 0 (zero).
- 20% do valor do frete: corresponde a 20% do valor do campo “valorTotalOrigem” do contrato de frete.
O arquivo gerado no Sistema de Gestão de Transportes “TMS Datamex” terá o nome “FRETES_FOLHA.txt” e o mesmo será importado no sistema Domínio através do caminho Utilitários/Importação/de Arquivo Texto/de RPA.
Conforme imagem abaixo, clicar no ícone “…”, buscar o arquivo “Folha_RPA.txt”, clicar em “Abrir” e em seguida em “Importar”.