Esse relatório baseia-se no regime de caixa para apresentar os valores totais de cada conta gerencial em determinado período.
CONFIGURAÇÃO PARA GERAÇÃO DO RELATÓRIO
- Apropriação: permite definir um centro de custos específico para verificação dos valores. Caso o campo fique em branco serão considerados os valores lançados em todos os centros de custos.
- Incluir filhos (Sim / Não): determina se os níveis iNF-eriores do centro de custos selecionado no campo anterior devem ser levados em consideração ou não.
- Exemplo: foi definido no campo Apropriação o centro de custos “1 – Empresa” e ele possui outras apropriações abaixo dele como, por exemplo, “1.1 Matriz” e “1.2 – Filial”. Se ficar definido que deve incluir filhos, significa que o relatório apresentará os valores que tenham sido lançados no centro de custos “1 – Empresa” e também nos centros de custos abaixo dele (1.1 Matriz e 1.2 Filial).
- Data inicial: Período inicial dos lançamentos.
- Data final: Período final dos lançamentos.
- Gerencial: Determina a conta gerencial a ser considerada no relatório. Ficando em branco apresenta todos os gerenciais com movimento no período.
- Incluir filhos (Sim / Não): Determina se os gerenciais filhos do gerencial informado no campo anterior devem ser incluídos ou não. Basicamente é a mesma lógica do mesmo campo relacionado aos Centros de Custos.
- Data base (Lançamento / Conciliação / Lançamento + pré-datados / Data de emissão): Como o relatório trabalha com o regime de caixa, aqui se determina o critério de data a ser utilizado para apresentação dos valores oriundos dos recebimentos e pagamentos.
- Lançamento: o sistema vai considerar a data efetiva dos recebimentos e dos pagamentos. Exemplo: para pagamento efetuado no dia 10/07 a despesa será atribuída ao mês de julho em função da data do lançamento.
- Conciliação: o sistema vai considerar a data de conciliação do lançamento, ou seja, a data em que houve a compensação de um valor na conta. Por exemplo, se imaginarmos um recebimento ou pagamento efetuado com cheque no mês 10 e esse só for compensado no mês 11, o relatório atribuirá tal valor ao mês da conciliação (novembro).
- Lançamento + Pré-datados: praticamente o mesmo tratamento da opção “Lançamento”, mas com uma diferença caso haja pagamentos com cheques pré-datados. Nessa situação, se há um pagamento com cheque pré-datado, o sistema atribuirá a despesa para a competência pré-datada no lançamento. Exemplo: pagamento na competência 08 com cheque pré-datado para a competência 09. No relatório o valor será atribuído à competência 09.
- Data Emissão: com essa opção selecionada, nos casos de recebimento ou pagamento de documento programado, o sistema utilizará a data de emissão do documento definida na criação do título a receber ou a pagar. Nos recebimentos ou pagamentos de documento não programado a data de emissão pode ser preenchida no momento do lançamento e é ela que será considerada.
- Ordenação (Gerencial / Percentual): Permite definir a forma de apresentação das informações, se será por código gerencial (partindo do código 1 em diante) ou por percentual, ou seja, os valores que tiverem maior representação perante o total serão mostrados primeiro.
- Formato (PDF / XLS): Opção para indicar o formado do arquivo.
Funcionamento
Lista recebimentos e pagamentos totalizados por gerencial conforme os critérios definidos.