Esse material trata especificamente da possibilidade de controle de datas de entrega de containers ao armador, nos casos de importação e exportação, para evitar as penalidades impostas em caso de atrasos.
No processo de importação e exportação de cargas/mercadorias, a entrega dos containers ao armador dentro do período estipulado em contrato é de extrema importância para que o contratante não tenha custos extras (multas) como o “demurrage” e o “detention”.
O controle oferecido pelo sistema baseia-se no cumprimento ou não das datas de entrega de cada container do pedido. Tal controle se dará pela utilização do relatório de Pedidos (modelo “Controle de prazos de entrega dos Containers”) e pelos painéis criados para esse fim, que possuem dashboards que mostram os containers com data de entrega nos próximos 07 dias e os containers com prazo de entrega expirado.
UTILIZAÇÃO
Uma vez que o sistema tenha sido devidamente configurado visando o controle tratado nesse material, na inserção de um pedido na tela de Pedidos o usuário poderá indicar, em cada container, a sua data de entrega.
IMPORTAÇÃO: Criando um pedido de importação (usando o perfil de visualização “Importação” da ferramenta de Pedidos), o sistema disponibilizará o campo “Prazo Demurr.” em cada container inserido:
EXPORTAÇÃO: Criando um pedido de exportação (usando o perfil de visualização “Exportação” da ferramenta de Pedidos), o sistema disponibilizará o campo “Deadline Emb.” em cada container inserido:
Com essas informações inseridas no sistema, os painéis e o relatório destinados ao gerenciamento em questão já terão condições de mostrar informações.
PAINÉIS
O acesso aos painéis se dá através do menu do Datamex “Opções do Sistema / Painéis de Gestão“.
Caso os painéis já tenham sido disponibilizados no seu sistema, você terá algo parecido com o que é demonstrado na imagem a seguir:
Widgets do painel referente a Pedidos de Importação:
- Demurrage expirando em até 07 dias
- Serão mostrados os containers cujo prazo para devolução esteja no intervalo de 07 dias até o prazo definido como limite para devolução, desde que o container não tenha data de entrega registrada e que o prazo demurrage seja maior ou igual a data atual.
- Exemplo: container com prazo até 27/07/2022 deve passar a aparecer no painel a partir do dia 20/07/2022 e continuar aparecendo até o dia de seu vencimento, desde que não tenha a data de entrega registrada no sistema.
- Prazo Demurrage expirado
- Serão mostrados os containers cujo prazo demurrage seja menor do que a data atual, sendo que mostrará ainda há quantos dias o prazo já está expirado. Tais informações só vão constar no widget desde que o container não tenha data de entrega registrada no sistema.
Widgets do painel referente a Pedidos de Exportação:
- Deadline expirando em até 07 dias
- Serão mostrados os containers cujo prazo para entrega esteja no intervalo de 07 dias até o prazo definido como limite para entrega, desde que o container não tenha data de entrega registrada no sistema e que o deadline seja maior ou igual a data atual.
- Exemplo: container com prazo de entrega dia 27/07/2022 deve passar a aparecer no painel a partir do dia 20/07/2022 e continuar aparecendo até o dia de seu vencimento, desde que não tenha a data de entrega registrada no sistema.
- Deadline embarque expirado
- Serão mostrados os containers cujo deadline seja menor do que a data atual, sendo que mostrará ainda há quantos dias o prazo já está expirado. Tais informações só vão constar no widget desde que o container não tenha data de entrega registrada no sistema.
RELATÓRIO
Foi criado um novo modelo de relatório de Pedidos (menu Transporte / Relatórios / Relatório de Pedidos PDF) chamado “Controle de prazos de entrega dos Containers” para permitir o gerenciamento das datas de entrega dos containers. O relatório tratA individualmente container por container.
Qualquer filtro do relatório poderá ser utilizado, porém serão abordados apenas aqueles com maior relevância na solução que estamos tratando, conforme destaque na imagem:
- Modelo: escolher a opção “Controle de prazos de entrega dos Containers”.
- Data Pedido: campo para definir um intervalo de datas para que o sistema forneça informações de containers apenas dos pedidos com data de criação indicadas dentro desse período.
- Tipo Pedido: campo onde é possível definir o tipo de pedido que o sistema vai considerar na busca.
- Prazo entrega: campo para indicação de um intervalo de datas definidas como sendo o prazo de entrega do container.
- Serão apresentados no relatório apenas os containers cujo prazo de entrega esteja compreendido entre as datas informadas e não todos os containers do pedido, caso haja algum com prazo de entrega fora do intervalo utilizado.
- O prazo de entrega é aquele informado nos campos “Prazo Demurr.” e “Deadline Emb” no momento do cadastro dos Pedidos.
- Data entrega: campo para indicação de um intervalo de datas definidas como sendo a data de realização da entrega do container.
- Apenas entregues: se marcado “SIM”, serão apresentados apenas containers definidos como já entregues. Se marcado “NÃO”, serão apresentados apenas containers sem data de execução da entrega.
- Caso no campo anterior (“Data entrega”) tenha sido informada uma data, mas no filtro “Apenas entregues” foi definido a opção “NÃO”, o sistema não apresentará resultados no relatório, pois estão sendo solicitados containers entregues em determinada data e ao mesmo tempo está se solicitando apenas containers não entregues.
- Apenas expirados: se marcado “SIM”, serão apresentados apenas containers cuja data de entrega seja superior a data de previsão de entrega. Já se marcado “NÃO”, serão apresentados apenas containers cuja data de entrega seja menor ou igual a data prevista para entrega.
Exemplo de um relatório gerado:
COMO É REGISTRADA A DATA DE ENTREGA DO CONTAINER?
É considerada como data de entrega aquela preenchida na coluna “Execução” do serviço com nome que remeta à entrega do container ao armador. Para informar essa data pode-se editar um container na aba “Contêineres” (dentro do Pedido) ou editá-lo diretamente pela ferramenta “Containers” do menu Transporte.
Exemplo:
Volto a frisar que o sistema precisa ter sido previamente configurado para operar com esse controle, pois, internamente, a configuração desse determinado serviço possui uma identificação que garante o devido funcionamento da solução.