Obs.: este tópico trata da consulta das transações individualmente, ou seja, uma a uma de forma manual.
A ferramenta Contrato de Frete tem uma nova opção chamada “Consultar transações” exibida quando o ícone “CFe” é acionado.
Consulta de Transações
Quando a integração for com a operadora e-Frete é possível consultar as transações ocorridas com o contrato.
Essa opção é válida para as transportadoras que utilizam a modalidade paga da operadora e-Frete, pois na medida em que os contratos de frete forem negociados o usuário consegue consultar informações como peso, CNPJ do posto responsável pelo pagamento, entre outras.
Conforme imagem abaixo, basta o usuário selecionar o contrato de frete desejado, clicar no ícone CFe, marcar a opção “Consultar transações” e, por fim, clicar em Executar, conforme exemplo abaixo::
Após clicar em Executar o sistema vai apresentar as informações, caso o contrato já tenha alguma transação realizada:
Atualização do peso de chegada e tratamento da quebra de peso
A solução de consulta das transações dos contratos faz ainda com que a quebra de peso, se existir, seja tratada no sistema para fins de programação de pagamento do contrato e também para fins de faturamento do cliente.
A quebra de peso é a diferença entre o peso de saída e o peso de chegada da mercadoria no seu destino.
Algumas empresas descontam do motorista um valor referente a quebra de peso e também concedem descontos ao cliente em função da mesma.
Quando a consulta do contrato é realizada junto a e-Frete e há quebra de peso, o sistema vai levá-la em consideração no momento da criação da Programação de Pagamento que geralmente é feita ao posto de combustível onde foi trocado o contrato:
Na criação do faturamento, quando for incluído o CT-e vinculado ao contrato de frete, o sistema também vai tratar essa quebra de peso e, se a regra de cálculo de valores assim estiver configurada, a quebra concederá um desconto ao cliente: