O que é centro de custo?
Resumidamente, trabalhar com centros de custos é uma maneira de dividir uma empresa em partes com a finalidade de conseguir realizar a medição do resultado de cada uma dessas partes em determinado período. A ideia é que juntos os centros de custos representem a empresa como um todo, porém cada um pode ser analisado de forma independente.
Cada centro de custos pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa e que pode representar, por exemplo, um projeto específico, um setor, um departamento ou até mesmo um veículo da frota. Podemos entender essa divisão como sendo as “partes” da empresa citadas bem no início do texto.
Embora comumente utilizados para permitir o controle das despesas, os centros de custos também podem ser utilizados para estimar as receitas.
No ramo dos transportes um bom exemplo da utilização de centro de custos são as placas dos veículos da frota da empresa. As receitas e as despesas que puderem ser atribuídas às placas correspondentes permitirão que ao final de um período seja possível obter o resultado econômico e financeiro de cada uma e também de todas consolidadas.
A relação de centros de custos (também chamados de “apropriações”) cadastrados no sistema podem ser visualizados através do menu Financeiro / Configurações / Centros de Custos.