Em dezembro/2020 a Datamex realizou uma série de ações visando evitar que existam cargas não averbadas. Abaixo maiores esclarecimentos sobre o assunto.
A ferramenta de Conhecimentos passa a contar com alertas. Na listagem de conhecimentos, ao lado esquerdo da coluna ‘Nro’ será exibido o ícone de alerta indicando que o conhecimento não foi averbado, além disso o conhecimento não averbado ficará em laranja na listagem.
Como proceder caso você receba o alerta de conhecimento não averbado?
Você poderá clicar sobre o ícone de alerta e executar umas das opções:
Averbar carga: O sistema irá tentar efetuar a averbação novamente;
A averbação foi realizada manualmente: Utilize esta opção caso a averbação tenha sido feita diretamente junto à seguradora. Neste caso você deverá informar o número da averbação.
Estou ciente dos riscos e não desejo ser alertado: Essa opção estará visível somente aos usuários que estejam autorizados pelo gestor/sponsor a ignorar os alertas. Ao clicar nesta opção o alerta do conhecimento especificado não mais será exibido para todos os usuários do sistema.
Como verificar quais documentos não foram averbados?
Você poderá verificar através do filtro adicionado à busca rápida, este filtro está localizado no canto superior direito ‘Possui alerta?’, ou ainda, poderá utilizar o filtro avançado opção ‘Averbado’.
Além disso, o filtro também está disponível no relatório de Conhecimentos, podendo ser combinado aos diversos critérios já existentes. O nome do filtro é ‘Averbado’.
Veja os tópicos relacionados abaixo:
Cadastrando uma seguradora e apólice de seguro
gostaria de saber pq devo fazer isso. senao fizer que tivo de problema vou ter
Michele,
A averbação de cargas é um procedimento obrigatório segundo a legislação vigente. Portanto, caso não realize averbação de cada embarque antes do início da viagem, em caso de acidentes ou roubos das mercadorias, a carga que não foi averbada não estará assegurada. Além de poder ser autuada, já que a informação de averbação é obrigatória nos documentos eletrônicos.
Caso ainda restem dúvidas, pedimos que acione nossa equipe de suporte para maiores esclarecimentos.
Bom dia!
Ok, estou ciente e vou revisar os ctes.
grato